A curiosa história do japonês “mandha lola” nos bastidores do Pride

Charge: David Carvalho

Mr. Nagano, um japonês assistente de produção do Pride, tinha um hábito um tanto quanto estranho quando os lutadores precisavam bater o peso e tinham que se despir totalmente antes de pisar na balança. Sem a menor cerimônia, fitava os países baixos dos atletas e emitia seu comentário: ora um “Ô ô ô… Big!”, ora um “Ô ô ô… Small!”, balbuciava o figuraça em alto e bom som.

Como no Pride as pesagens eram feitas no hotel dos lutadores, só com a presença das equipes dos atletas e poucos jornalistas, obviamente os brasileiros não perdoaram e o japonês passou a ser conhecido como “Manja-Rola”. Bastava Mr. Nagano entrar no recinto para a “brasileirada” gritar em coro “Manja Rola… Manja Rola!”. Com o tempo, os brasileiros pegaram intimidade e passaram a chamá-lo carinhosamente pelo apelido abreviado de “Manja”.

Um dia Nagano tomou coragem e me perguntou na bucha: “Mr. Alonso what is Mandha Lola in Portuguese?”. Diante daquela saia justa, e sem ter como comprometer os colegas brasileiros, decidi usar minha criatividade jornalística: “Manja-Rola é uma expressão brasileira para designar um cara muito gente boa e prestativo”.

Com um sorriso de alívio, o japonês reclinou o tronco e me saudou agradecido, dando o troco por todos aquele anos de bullying: “Thank you, Mr. Alonso. You very much Mandha Lola too”. A partir daquele dia, o feitiço virou contra os feiticeiros e o japonês sempre que queria mostrar afeição e gratidão a um colega brasileiro não pensava duas vezes: “You very much Mandha Lola”.

Esta e mais de 100 outras histórias dos bastidores do mundo da luta estão no livro “Por Trás Do Octógono” – escrito pelo jornalista Marcelo Alonso em parceria com o Canal Combate -, que está disponível para compra nas principais lojas do país, assim como o livro “Do Vale Tudo ao MMA – 100 Anos de Luta”. Confira nos links abaixo:

Loja PVT: https://www.lojapvt.com.br/

Amazon: https://goo.gl/ER1uDw

Saraiva: https://goo.gl/JrM8FE

Shoptime: https://goo.gl/vZCGwZ

Submarino: https://goo.gl/cZG41R

Lojas Americanas: https://goo.gl/suX7GU

O post A curiosa história do japonês “mandha lola” nos bastidores do Pride apareceu primeiro em Portal do Vale Tudo.

Source: Portal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *