Miltinho Vieira relembra chegada à BTT e ensinamento de mestre da Luta-Livre que carrega até hoje

Hoje líder da Rio Fighters, o lutador e treinador Miltinho Vieira fez parte de uma das maiores equipes da história do Vale-Tudo, a Brazilian Top Team. Fundada por alunos de Carlson Gracie, a BTT era formada basicamente por representantes do Jiu-Jítsu, até que o discípulo da escola JOP de Luta-Livre foi convidado por Zé Mario Sperry para ajudar nos treinamentos do time.

Em bate-papo com o PVT, Miltinho Vieira relembrou sua chegada à BTT, a recepção de Rodrigo Minotauro e a filosofia passada pelo mestre Jefferson Oliveira Pereira, o JOP, que ele carrega até hoje e tenta passar para seus atletas.

“Na época que eu cheguei na Brazilian Top Team era o início do submission, do ADCC… Realmente sou um cara que não sou ortodoxo no que eu faço, tudo eu faço diferente. Apesar da Luta-Livre, eu sou um cara que sempre treinou Jiu-Jítsu e Luta-Livre juntos. Treinava Luta-Livre no JOP e o JOP falava para eu treinar Jiu-Jítsu, e eu ia treinar Jiu-Jítsu com o Carlos Henrique na Tijuca. Sempre fui me graduando junto. Claro, sempre mais graduado em Luta-Livre, sendo faixa-marrom, e sendo faixa-azul ou faixa-roxa de Jiu-Jítsu. Então eu tinha um jogo diferenciado e eu levei muita coisa para a Brazilian Top Team em questão de pescoço”, contou o faixa-preta nas duas modalidades. “Minha escola JOP de Luta-Livre… meu mestre nunca foi um cara que incentivava a chave de pé. Na verdade a chave de pé era uma opção que deixava você, na mentalidade dele, não evoluir em outras artes, porque às vezes você pega um calcanhar e o cara bate-rápido, aí você consegue ter a facilidade de finalizar a pessoa no pé rápido e você esquece o que é mais difícil… pegar um braço, pegar um triângulo mais evoluído… aí você tem o pé do cara, você pega e muitas vezes o cara bate rápido para não se lesionar, e você acaba tendo o vício de pegar só pé a vida inteira. Então eu já tive uma mentalidade de só treinar pescoço, só treinar braço, e já cheguei com o diferencial no pescoço nessa época e ajudei muita gente”.

O post Miltinho Vieira relembra chegada à BTT e ensinamento de mestre da Luta-Livre que carrega até hoje apareceu primeiro em Portal do Vale Tudo.

Source: Portal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *