Coluna Treinamento Desportivo: a importância do CORE Training e seus fundamentos; confira

Um CORE bem treinado é essencial para uma boa performance esportiva e prevenção de lesões. Em várias atividades do dia a dia, além das atividades esportivas, os músculos que compõem o CORE agem para enrijecer, prevenir o torso e gerar mais potência pela transmissão mais eficiente de energia. Muito da potência gerada por atletas é proveniente do abdômen, quadril e costas: áreas conhecidas como CORE. Sem a devida contração dessa região e utilização dela nos movimentos, o atleta pode ficar “fraco” de várias formas:

1- Eles podem ter dificuldades para executar movimentos explosivos;

2- À medida que as competições progridem, a habilidade de continuar competindo com alta intensidade, mantendo uma base estável, pode ser deteriorada;

3- A habilidade de trabalhar em clinches, domínios na luta agarrada, também pode cair.

Por quê? Porque o CORE é fundamental para manter o nosso corpo equilibrado enquanto realizamos qualquer movimento, e a falta de força nele inibe nossos membros (braços e pernas) de serem utilizados eficientemente, algo fundamental para um lutador.

Algumas formas de se treinar o CORE com efetividade são:

CORE em exercícios de estabilização como a prancha lateral: normalmente realizamos 2-4 séries de 15-60 segundos para cada lado.

Em seu novo artigo, Stefane Dias apresenta e explica a importância do Core Training (Foto: Divulgação)

Exercícios mais específicos para a luta, como o CORE em rotação: rotação lateral, 2-4 séries de 15 repetições para cada lado para resistência muscular.

É importante lembrar que todo exercício de CORE com movimento (como na rotação lateral acima) deve ser precedido de exercícios de estabilização sem movimento. A progressão da estabilização estática (prancha lateral) para a estabilização dinâmica (rotação lateral) é sempre necessária para evitar lesões em decorrência de má execução do exercício.

Dito isso, sempre procurem o controle de um profissional de Educação Física especializado para fazer todo o planejamento e estruturação do treinamento para você. Bons treinos!

Para maiores informações:

Stéfane Dias: PhD em Treinamento Desportivo – Rússia e Professor da Keiser University – USA – e-mail: mestraoatt@hotmail.com – Instagram:

 

 

Fabio Vieira: PhD em Ciências do Movimento Humano e Professor do Centro Universitário UNIVAG – e-mail: fabio.vieira@hotmail.com – Instagram: https://www.instagram.com/fabiosfvieira/

 

 

Diego Lacerda: Mestre em Treinamento Desportivo – Rússia – e-mail: diegocslacerda@gmail.com – Instagram: https://www.instagram.com/diegolacerdatkd/

 

Source: Tatame

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *