Professor na Rocinha destaca fator Festival Kids: ‘Se não tiver, pode ser que a rua leve as crianças’; saiba

Por Yago Rédua

Nesta sexta-feira (20), chegam ao fim as inscrições para a última etapa do Circuito Rio Mineirinho em 2017. A Copa Rio Internacional irá definir os campeões do ranking, os ganhadores das passagens e terá mais uma grande festa para as crianças no Festival Kids. Marreca, líder de um projeto social na Rocinha, no Rio de Janeiro, que vive uma situação grave por causa da violência, revelou que trabalha há mais de 20 anos sem ajuda do governo e exaltou o apoio dado pela Federação de Jiu-Jitsu Desportivo do Rio de Janeiro.

“A FJJD-Rio sempre me oferece desconto em inscrições, em carteirinhas, então, com isso conseguimos colocar esse número grande de crianças. Porque não são todas quem têm dinheiro para pagar uma inscrição. Então, como a gente consegue trazer as crianças para lutar? Pegamos um adulto do projeto e cada um paga a inscrição de uma criança. Como se adotasse aquela criança. Eu também adoto, as vezes até mais de uma. Nós não temos apoio do governo e o nosso projeto é grande, tem cerca de 90 crianças. Só exigimos que a criança esteja estudando. Mas se não estiver, não proibimos. Ajudamos a arrumar escola, para se enquadrar no projeto. Às vezes é desanimador, porque estamos há 21 anos e nunca tivemos ajuda de ninguém, mas seguimos indo”, comentou o líder da Rocinha Jiu-Jitsu, afirmando que as competições e o Festival Kids ajudam a tirar as crianças da rua.

Rocinha Jiu-Jitsu não conta com apoio do governo e mantém cerca de 90 crianças em atividade (Foto reprodução)

Para se inscrever na Copa Rio Internacional, clique aqui

“Diariamente, eu vejo que elas estão treinando para competição. As crianças que participam do Festival Kids falam: ‘Ah, eu quero ir lá para brincar’. Então, arrumamos alguém para adotar. Nós podemos perceber que quando eles estão interessados nisso, estão totalmente desfocados da rua. Os benefícios deles quererem treinar para lutar, esquecem um pouco a rua. É legal manter essas competições para as crianças focadas. Se não tiver uma competição para dar um chamativo a mais para elas, pode ser que a rua leve. Infelizmente, a rua pode ser mais atrativa para uma criança que não tem atividade”.

A FJJD-Rio informou que o lutador que se filiar este ano, já terá validade para o ano de 2018. As inscrições para a Copa Rio Internacional vão até o próximo dia 20 e podem ser feitas através do site Sou Competidor. Vale frisar que a etapa final será realizada no Clube Municipal, na Tijuca (RJ), e terá transmissão ao vivo da TATAME TV, através do Facebook.

Source: Tatame

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *