Evento de MMA amador no Rio dá oportunidade para atletas e árbitros pegarem experiência antes de estreia profissional

No próximo domingo acontece na quadra da escola de samba Unidos de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, a 1ª edição da Fight Cup, evento de MMA amador que pretende dar oportunidades a atletas que sonham em um dia se tornarem grandes estrelas do esporte.

Até esta sexta-feira, a organização confirmou 40 combates, ou seja, 80 lutadores poderão se testar antes da estreia como profissional. Um dos organizadores do evento, Flávio Almendra exaltou a importância de se promover eventos amadores.

“O intuito da Fight Cup é dar a oportunidade para os atletas amadurecerem, entenderem que MMA é diferente de Jiu-Jítsu, Luta-Livre, Boxe, Kickboxing, Muay Thai… Quem acompanha o esporte já viu excelentes atletas em suas modalidades que acabaram se queimando no MMA por pularem etapas”, explicou.

Além das categorias de peso, o evento também será divido por classes: estreantes, novíssimos e veteranos. A ideia é equilibrar a disputa com combates entre atletas de mesmo nível.

“Propomos regras especificas para cada classe, como tempo diferenciado, equipamentos, tamanho de luvas… Quanto mais avançada a classe, mais próxima será de uma luta de MMA profissional. Toda construção se começa pelos alicerces, e a construção da carreira de um grande atleta não deve ser diferente”.

Mais do que preparar novos lutadores, a proposta da Fight Cup, segundo Almendra, é preparar todos os profissionais envolvidos num evento de MMA, desde o próprio atleta, passando pela arbitragem, pelos cutmens, até os profissionais responsáveis pela produção.

“Todo profissional precisa de uma base: árbitros, cutmens, delegados, enfim, todas as pessoas evolvidas no processo. É necessário que todos entendam a dinâmica. Os árbitros, por exemplo, têm a oportunidade de pegar o time (tempo), melhorar o posicionamento, as ações… Isso tudo sem a preocupação de não poder errar e prejudicar meses de preparação de um atleta devido a um erro por falta de experiência”.

O post Evento de MMA amador no Rio dá oportunidade para atletas e árbitros pegarem experiência antes de estreia profissional apareceu primeiro em Portal do Vale Tudo.

Source: Portal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *