Cornelius finaliza Erberth e lutadoras pedem ‘união’ após Mundial da SJJIF

No último fim de semana, em Long Beach, na Califórnia (EUA), aconteceu o Mundial da SJJIF. O campeonato teve a vitória por finalização de Keenan Cornelius sobre Erberth Santos na decisão do absoluto, através de um estrangulamento pela omoplata. A divisão absoluta feminina ganhou repercussão pela manifestação das lutadoras nas redes sociais.

Assim como no masculino, a federação colocou em disputa um prêmio de US$ 15 mil ao vencedor. No entanto, era exigido um número mínimo de 12 lutadoras para participar da disputa em peso aberto.

Tayane Porfírio, campeã peso-absoluto, Cláudia do Val, Nathiely de Jesus, Ana Carolina Vieira e Jessica Flowers participaram e dividiram o prêmio entre si, de forma igualitária. Contudo, a organização disponibilizou apenas US$ 5 mil. Em postagens nas redes sociais, as lutadoras criticaram a falta de participação de outras atletas em eventos.

Confira abaixo:

Neste sabado aconteceu o Mundial da @sjjif , onde a campeã do absoluto feminino faixa preta seria premiada com 15 MIL DOLARES, o único requisito era que houvessem 12 atletas inscritas… Hoje somente 5 apareceram para competir. Vejo muitas vezes as atletas reclamando da nossa premiação não ser justa, dos homens ganharem mais… Mas quando um evento se dispoe a pagar uma quantia justa (a mesma do masculino) não aparecem atletas suficientes. Existem muito mais que 5 atletas faixas pretas competidoras aqui nos estados unidos. Como podemos reclamar, se vocês não colocam a cara e não aparecem para lutar? Fico muito triste com isso, nadamos e nadamos e quando finalmente conseguimos aquilo que queríamos morremos na praia, é triste você saber que existe mais de 200 faixas pretas mulheres, e apenas 5 comparecem para lutar, qual confederação hoje paga isso ? Infelizmente nos mulheres nunca vamos ganhar igual os homens, infelizmente vamos ter que continuar lutando apenas para ganhar uma inscrição de campeonato ou apenas ganhar uma camisa e uma medalha, a realidade é de se chorar, são 15 MIL DÓLARES, cansei de lutar por 100 reais, por uma medalha, quantas vezes sai de casa 4:50 da manhã para ir lutar em Niterói, em um ginásio que o sol batia meio dia e parecia que estávamos dentro de um forno, o tempo foi passando e o Jiu jitsu feminino sendo reconhecido cada vez mais e mais, que depois de anos subindo no pódio com uma placa, ATLETA NÃO COME MEDALHA, finalmente qualquer atleta do feminino poderia subir com um cheque de 15 mil, e o que acontece ? Vamos parar de brigar pela igualdade atletas de internet!!!! Isso fica feio para nós que gostamos de competir!!!! Obrigada @jehflowersbjj @nathibjj @anacvieirajj @claudiadovaljj por ontem!!! Obrigada ao evento por disponibilizar um evento desse para nós atletas.

Uma publicação compartilhada por Tayane Porfírio (@tayaneporfiriobjj) em

//platform.instagram.com/en_US/embeds.js

Pela União do jiu jitsu feminino, e a valorização dos atletas! Esse final de semana rolou o campeonato mundial da @sjjif , campeonato maneirissimo, ótima estrutura , alto nível e com premiação em dinheiro , a mesma premiação para homens e mulheres. Todo atleta profissional que compete à nível mundial sabe que é disso que a gente vive, patrocínio, seminários , aulas e o retorno que alguns campeonatos dão, então é muito legal quando aparece um campeonato que valoriza o atleta. ☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆ Parcerias e apoios : 🌟#delarivajiujitsu @studiodelariva 🌟#atama @atama⚬⚬⚬⚬⚬⚬⚬ 🌟@academiaequipe1 ⚬⚬⚬⚬⚬⚬ 🌟 @ryussushidelivery ⚬⚬⚬⚬⚬⚬ 🌟@heroessportsbr ⚬⚬⚬⚬⚬⚬⚬ 🌟@osteopatia_viniciusmartins ⚬⚬⚬ 🌟@hanseatictravelexperts⚬⚬⚬⚬ 🌟@drjoaogtcarvalho⚬⚬⚬⚬⚬⚬⚬ 🌟@Pnpsupplements {10% discount on the website with the code : claudiabjj } 🌟@spartanusfightwear {código de desconto no site : CLAUDIADOVAL10} #bjjgirls #bjj #brazilianjiujitsu #jiujitsu #fitness #fit #claudiadoval #nowoman #blackbelt #nevergiveup #yppjj #artesuave #gentleart #martialarts #athlete #sport #gym #sjjif #sjjifworldchampionship

Uma publicação compartilhada por Claudia do Val (bjj) (@claudiadovaljj) em

//platform.instagram.com/en_US/embeds.js

E esse foi o Absoluto de ontem , num campeonato onde estava valendo 15 mil dólares apenas 5 meninas se inscreveram no absoluto,porque? Sinceramente eu queria entender, pq não entra na minha cabeça as mulheres brigarem tanto por igualdade e quando aparecem campeonatos como esse valorizando nosso trabalho ninguém vem botar a cara pra bater, é muito fácil pra quem tá do outro lado julgar e falar um monte de abobrinhas querendo ter razão sendo que quando chega a hora do vamos ver ninguém aparece , isso é muito revoltante e triste ao mesmo tempo, então só queria deixar claro pros faladores de plantão tenham mais atitude de chegar e fazer do que ficar falando o que não deve. Parabéns ao evento @sjjif pela organização e iniciativa realmente foi um campeonato muito bem estruturado, agradeço também todas as meninas que vieram e representaram o nosso esporte dando um show de jiujitsu pra quem estava de fora, somos adversárias apenas ali dentro mais aqui fora todas brigamos pelo mesmo ideal o crescimento do nosso esporte. @tayaneporfiriobjj @anacvieirajj @jehflowersbjj @claudiadovaljj

Uma publicação compartilhada por Nathiely De Jesus (@nathibjj) em

//platform.instagram.com/en_US/embeds.js

As 5 que apareceram para lutar o Absoluto ontem valendo os $15 mil. Uma pena ter tido tantas meninas inscritas na categoria e na hora do vamos ver desaparecer todo mundo. Pedimos tanta igualdade e, quando finalmente temos, acontece uma parada dessas. É muito chato ter que ficar correndo atrás de atleta implorando pra lutar e nada. No final das contas valeu $5 mil, lutamos e dicidimos dividir o dinheiro pra ninguém sair perdendo. É isso, tomara que ano que vem mais meninas compareçam porque a @sjjif tá dando mó moral para todas nós, parabéns pela iniciativa e obrigada! E você que fez textão no instagram dizendo que a nova geração pegou tudo pronto e que tava lá com kimono e faixa pronta pra lutar e não lutou porque não tinha meninas: Isso na foto é o que? Não lutou porque não quis! Obrigada meninas @tayaneporfiriobjj @nathibjj @jehflowersbjj e @claudiadovaljj !!

Uma publicação compartilhada por Baby (@anacvieirajj) em

//platform.instagram.com/en_US/embeds.js

Source: Tatame

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *