Biomecânica nas Lutas com Mestre Roberto Leitão é destaque no IV Simpósio Nacional de Lutas

Nos dias 2 e 3 de dezembro, o Rio de Janeiro receberá a quarta edição do Simpósio Nacional de Lutas. Dentre os diversos cursos, oficinas de avaliação física e clínicas práticas, um convidado de honra é destaque por reunir experiência prática e teórica, com mais de 60 anos dedicados às lutas. O Mestre Roberto Leitão, Graduado em Engenharia com ênfase em Biofísica e Mestre em Engenharia Mecânica.

Fundador da primeira Federação de Luta Olímpica do Brasil, em 1979 e tendo sido treinador dos atletas de MMA Renato “Babalú” Sobral, Pedro Rizzo, Marco Ruas e Antoine Jaoude, ministrará um aulão no evento e terá novo lançamento do seu livro intitulado “Biomecânica da Luta”. A palestra do Mestre será dividida em duas partes:

Bloco 1: Parte Teórica (Biomecânica da Luta)
Bloco 2: Clínica Prática (Técnicas mais eficazes no Vale-Tudo/MMA e Submission/No Gi)

Leandro Paiva, coordenador do evento, comentou sobre o curso: “o Prof. Me.Roberto Leitão foi escolhido como Convidado de Honra desta edição, não à toa. Em seu livro inédito, revela estudos aprofundados sobre o desdobrar de uma luta, facilitando muito com que treinadores e atletas entendam em minúcias o processo que ocorre do momento inicial de um combate até a finalização (desistência do adversário). Repetir as técnicas e posições, é fácil. Entender de fato todas as forças a favor e contrárias aos movimentos, isso não é. Esse conhecimento facilita muito o conhecimento de como aplicar com eficácia as técnicas de luta e, com isso, evitar dispêndio desnecessário de energia para posições ineficazes ou contraproducentes”, encerrou.

Haverá grande integração em aspectos práticos (o curso será eminentemente com explicações práticas) e as informações teóricas contidas em seu livro. O livro estará disponível para venda exclusivamente para quem estiver presencialmente no evento.

A programação de dois dias do evento contará com oito cursos, nove clínicas práticas, duas oficinas de avaliação física, uma mesa-redonda, uma oficina “Objetos de memória”, um aulão com o Mestre Roberto Leitão e uma roda de Capoeira integrativa, mas, conforme Paiva relata, o aluno não é obrigado a participar das práticas e pode apenas observar e aumentar sua percepção sobre essas realidades. Todos os inscritos receberão inteiramente grátis uma unidade do livro intitulado “Ciência aplicada às Artes Marciais” (OMP Editora). Obra em que os organizadores, Prof. Dr. Fabrício Boscolo Del Vecchio e Leandro Paiva, compilaram resumos e artigos completos apresentados nos eventos anteriores.

SERVIÇO:

IV Simpósio Nacional de Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate
Data: 2 e 3 de dezembro de 2017
Local: Botafogo (RJ)
Outras atrações: Novos objetos da Exposição “Lutas: Patrimônio Cultural da Humanidade (UNESCO)” / Lançamento de livros / Feira de livros / 4.ª Mostra Nacional de Produção Científica em Lutas, Esportes e Atividade Física (resumos e trabalhos completos)
Site oficial: clique aqui
Informações: (21) 96450-9946 (Tel e Whatsapp)

Source: Tatame

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *