Grandes Clássicos do Jiu-Jitsu #1: Ricardo De La Riva x Royler Gracie

O PVT agora tem uma editoria focada no Jiu-Jítsu. Além de notícias da atualidade, informações em primeira mão e entrevistas com lendas, astros e promessas, não podemos fugir do nosso diferencial: relembrar histórias marcantes.

Para começar, apresentamos a coluna “Grandes Clássicos do Jiu-Jítsu”, que semanalmente apresentará confrontos históricos da Arte Suave.

Confrontos tiveram a mesma tônica: Royler tentando passar e De La Riva investindo na raspagem – Foto: Acervo Pessoal Royler Gracie

Nosso primeiro grande clássico é a trilogia entre Ricardo De La Riva, da Carlson Gracie, e Royler Gracie, da Gracie Humaitá, que agitou as competições de pano no final da década de 80.

Os confrontos rolaram em 1987 (Copa Cantão), 1988 (Campeonato Estadual) e 1989 (Copa Armazém do Esporte), e tiveram enredos bem parecidos. Guardeiro por natureza, De La Riva se colocava por baixo e investia na raspagem, enquanto o explosivo Royler tentava passar a todo custo.

No fim, sempre sem pontos e nas mãos dos juízes, o aluno de Carlson saiu vitorioso duas vezes, enquanto o filho de Hélio triunfou uma.

“Sempre o vi lutando, até porque ele era mais graduado, e sempre percebi que ele explodia no final e ganhava. Naquela época, não havia vantagens, então quem pressionasse ganhava a luta no final. Então eu montei uma estratégia para inibir isso. Essa foi a tônica das nossas três lutas, que por sinal foram excelentes. O Royler venceu quatro mundiais, ele é um dos maiores lutadores de pano da história. Me enobrece muito ter duas vitórias sobre ele”, relembrou De La Riva, que apresentou a Royler sua primeira derrota.

Em sua análise, Royler aponta o mau casamento de estilos como fator fundamental para a vantagem de De La Riva.

“Me lembro que ele tinha uma guarda muito chata de passar, tanto que foi batizada com o nome dele. Ele puxava e eu aceitava, pois gostava de jogar por cima. Talvez esse tenha sido o erro, pois nosso jogo nunca se encaixou, ou pelo menos nunca encaixou para mim”.

Assista no vídeo abaixo ao primeiro duelo entre Royler e De La Riva, realizado na Copa Cantão de 1987. Como supracitado, De La Riva venceu via decisão dos juízes e impôs a Royler a sua primeira derrota na carreira.

Fiquem ligados! Semana que vem tem mais!

O post Grandes Clássicos do Jiu-Jitsu #1: Ricardo De La Riva x Royler Gracie apareceu primeiro em Portal do Vale Tudo.

Source: Portal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *