Atual campeão europeu, Horlando Monteiro ensina cinco dicas para vencer a estagnação no Jiu-Jitsu

Horlando Monteiro, 23 anos, é um caçador de medalhas da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF). O faixa-preta coleciona e ostenta medalhas de ouro do Mundial, Europeu e diversos Opens da Federação. Atual campeão europeu, em janeiro deste ano, Horlando sabe o que fazer e o que não fazer para manter o progresso na arte suave. Afinal, o caminho é árduo e cheio de alternativas que sabotam sua evolução dentro dos tatames.

Diante deste cenário, a seguir, o faixa-preta, aluno de Gustavo Dantas e Jair Lourenço, lista cinco aspectos que prejudicam sua evolução no Jiu-Jitsu e como melhorará-los.

Confira abaixo:

1 Não falte aos treinos

“Com certeza, isso é um fato crítico em qualquer carreira no Jiu-Jitsu. Hoje em dia os faixas-azul já treinam como profissionais e o Jiu-Jitsu está em constante evolução, então devemos estar diariamente no tatame treinando e evoluindo. Evite faltar aos treinos. Sua evolução acontece nos treinos, então a sua presença neles é fundamental”.

2 Olho nas amizades negativas

“Devemos sempre ficar de olho em quem está à nossa volta no dia a dia. Muitas vezes temos aquele amigo que gostamos muito, mas ele só quer lhe levar para um caminho paralelo ao da evolução do Jiu-Jitsu. Nem sempre ele tem ideia de que está atrapalhando, mas está lhe levando para festas e afins, e fazendo você perder seu treino ou descanso”.

3 Evite a perda de sono

“Esse é um dos grandes fatores que atrapalha na evolução de qualquer atleta que seja, pois é durante o sono que nosso corpo se recupera e descansa para podermos estar bem no dia seguinte para treinar ou competir. Uma boa noite de sono é fundamental na evolução de qualquer atleta, de qualquer modalidade, e para todos de um modo geral”.

4 Diga não ao pessimismo

“A nossa maior e mais forte parte do corpo é o cérebro. Nossa cabeça deve estar sempre pensando em coisas positivas e soluções para as dificuldades que temos na vida em vez de ficar reclamando e só pensando no porque do problema ou da situação. Isso irá atrapalhar seu treino e evolução no Jiu-Jitsu ou em qualquer área de nossa vida, sem dúvidas”.

5 Não tenha descuido com lesões

“Lembre-se sempre de cuidar do seu corpo e tratar as lesões que aparecem durante sua jornada. Se você tem uma lesão e não procura cuidá-la, você sempre estará limitado. Devemos sempre buscar um médico ou fisioterapeuta para cuidar de nossas lesões para estar bem fisicamente, para poder sempre elevar seu nível de treino e de luta”.

Source: Tatame

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *